DICIONÁRIO CRÍTICO DE ESCRITORAS BRASILEIRAS


Escritoras brasileiras, Crítica e interpretação
Formato: 21x28
750 páginas
Nelly Novaes Coelho
Escritora de São Paulo - SP
Valor: R$80,00

Nó século XX, a mulher se pergunta Poe si mesma. Dir-se-á: não o fazia antes? Não no mesmo grau, não com a mesma freqüência. [...] Ao lado da pergunta que cada mulher faz a respeito de si mesma, singularmente, há uma questão prévia: Que significado tem, agora, precisamente agora, nesta época em que vivemos? Mas esta questão não é exclusiva dela, porque o homem está referido à mulher, - nisso consiste ser homem, do mesmo modo que ser mulher consiste em estar referida ao varão. A crise em que a mulher se encontra quanto à sua própria condição envolve imediatamente o homem.
Julián Marías, A mulher no século XX. 1981


Sendo a Literatura um verdadeiro sismógrafo a registrar na nascente todos os movimentos de convulsão, revolução, imobilismo. Que se sucedem na aventura da vida e da história, foi em seu universo que se procurou ouvir a voz das mulheres que vêem dando seu testemunho de vida e ideais, por meio da Palavra.

Como para se compreender o hoje é preciso que se compreenda o ontem, aqui foram recolhidas vozes que se fizeram ouvir na Literatura Brasileira, no decorrer de três séculos: do século XVIII (momento de plena expansão do Iluminismo na Europa) ao limiar deste Terceiro Milênio (pós-moderno?).

Sem duvida, uma nova História da Literatura Brasileira está sendo ngendrada, por homens e mulheres, no espaço silencioso da criação literária. É o que este dicionário pretendeu registrar.
Nelly Novaes Coelho