Relações Complicadas

Relações Complicadas é o livro que aborda um tema por excelência a ser debatido em todas as casas e remete á reflexão acerca da organização da sociedade atual, onde a TV, a internet, celular, Ipods, MPs e outras formas de mídia ditam modismo, modificam conceitos, deturpam valores, enfim, fazem a vida andar mais depressa.

Usando uma frase do próprio autor “O grande problema da atualidade não é a desestruturação da família tradicional, mas a desorganização da estrutura familiar” René 2011, percebemos que não há muita preocupação na maioria das famílias em construir regras, seguir normas, respeitar horários, organizar tarefas, respeitar hierarquias, construir limites, etc. A maioria das crianças cresce cercada de todas as mordomias possíveis com a sensação de que a vida é uma simples brincadeira onde tudo é muito fácil. Ou seja, a maioria dos pais faz tudo para os filhos, inclusive aquilo que os filhos deveriam fazer.

Através de gírias, grafias, abreviaturas, diretas e indiretas, algumas ironias, o autor faz com que o leitor se coloque como personagem e faça uma reflexão sobre sua situação em particular. Ao ler o livro tem-se a sensação de que está sendo feita uma autoavaliação do que está acontecendo dentro da casa da gente.

Relações Complicadas permite que façamos uma reavaliação da nossa situação familiar e abre espaço para uma nova etapa em que pais e filhos devem sentar juntos e organizar suas tarefas e competências. O diálogo passa a ser a luz necessária para uma boa convivência familiar onde a educação deve ser prioridade. O que acontece na família, se reflete na sociedade.



O autor

O professor René Ternus, além de historiador e conhecedor da Geografia, é uma espécie de autodidata. Conhece os caminhos do Turismo sendo que desenvolveu diversos trabalhos na época que presidiu a Associação de Turismo do Extremo Oeste Caminhos da Fronteira, da qual é um dos fundadores e foi seu presidente por dois mandatos, cargo que deixou ao fixar residência em Chapecó em 2003. Foi professor de Turismo na Microlins de Chapecó e do SENAC de São Miguel do Oeste. Durante o ano de 2002 todos os sábados à tarde foi apresentador de um programa de turismo na Radio Província de Tenente Portela, RS. Em 1999-2000 foi eleito funcionário público destaque de Itapiranga, coroando assim sua dedicação em prol do desenvolvimento do município e região. Como palestrante tem a capacidade de fazer os participantes se colocarem na condição de coadjuvantes em relação aos temas abordados, sendo que a relação família-escola é seu assunto predileto, o que fica evidente no livro.

Tarcísio Campanholo