Currículo Cultural


Maria de Lourdes Scottini Heiden
Filha de Carmelo Scottini e Olga da Rocha Scottini.
Nasceu em Ilhota no dia 19/03/1962, mas vive em Blumenau há 25 anos.
Casada com Roberto Heiden. É mãe de três filhos: Gabrielle, Marina e Matheus.
Formada em Letras pela FURB – Universidade Regional de Blumenau.
Foi professora de Português da Escola Básica Municipal Vidal Ramos durante 21 anos.
Escreve poesias, contos infantis, romances e mensagens desde os onze anos de idade. Procura desenvolver nas pessoas a paixão pelos livros. Cria espaços para a leitura, com apresentação de poemas e textos diversos.
Tem algumas histórias infantis publicadas por duas editoras da cidade: Eu Amo a Natureza e A Praia Poluída pela Editora EKO; Série Grandeza trabalhando as virtudes de Platão: Perseverança - O Menino e o Violão Empoeirado, Humildade - O Menino e o Vizinho Pianista, e Prudência - O Menino e o Colega Aventureiro pela Editora Letra Viva. Publicou, com recursos próprios, o livro de poemas “Quem sou eu?”, em 2001, o romance “A Casa do Monte” , em maio de 2004 e Alfavida – Alfabeto da Vida (Livro infantil) em novembro de 2004. Em 2006 teve um projeto aprovado (livro infantil História de um Rio) pela ELETROSUL. Lançou também com recursos próprios o livro de poemas Pedra no Lago em setembro de 2006.
Participou da Antologia “Um Rio de letras”, Volumes I, II e III da Sociedade de Escritores de Blumenau. Participou da coleção “Prosa e Verso” e outras antologias.
Elaborou com os alunos da E.B.M. Vidal Ramos cinco livros de poesias intitulado “Poeta Aprendiz” . O primeiro foi lançado em 2005, o segundo em 2006, o terceiro em 2008 , o 4º em 2009 e o 5º em 2011.
Publicou em março de 2007, pela Editora Cultura em Movimento, o livro Memórias de uma Caçadora de Estrelas; em junho, a 2ª edição revisada e colorida do livro infantil ALFAVIDA – O Alfabeto da Vida patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Catarina , Semeando Versos, livro de poesias em parceria com as filhas Gabrielle e Marina em julho de 2007 e A Carta de Betina em novembro de 2007( os dois com recursos próprios), A Tela da Vida, livro aprovado pela Conselho Municipal de Cultura de Blumenau em dezembro de 2007, A Menina Camaleoa, aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura em 2008, e , por último, Código Sete também aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura em 2009.
Editou em 2010 com recursos próprios o livro “O avental da professora” e depois publicou a 2ª edição do referido livro com a aprovação do MINC e o patrocínio da Cia Hering.
Além dos livros publicados desenvolve palestras sobre a importância dos livros nas escolas da Rede de acordo com a disponibilidade de horário.